SP tem maior acesso a esgoto tratado no País

Saúde | Atualizado em 06 maio 2020

SÃO PAULO, 27 de novembro de 2007 – O município paulista de São Caetano do Sul é o que apresenta melhor nível de acesso da população a esgotamento sanitário, revela estudo feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Trata Brasil. O índice é de 98,64% nessa cidade. Segundo o coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV, Marcelo Néri, não por coincidência São Caetano do Sul é o município com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.

“Talvez esse seja um indicativo de como o saneamento básico caminha de mãos dadas com o desenvolvimento humano, aí entendidos expectativa de vida, educação e renda”, afirmou.

De acordo com dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), 47% dos brasileiros dispõem de esgoto. Em 1992, esse índice era de 36%. Marcelo Néri informou que entre as regiões metropolitanas, Belém (PA) é a que apresenta o menor nível de saneamento(9,3%), enquanto o maior acesso é registrado em Belo Horizonte(MG), da ordem de 84%.

Por estados, São Paulo mostra o maior acesso a saneamento básico: 85%. Por outro lado, o levantamento revela que o pior índice é no Rio Grande do Sul. “É um ponto fora da curva”, comentou Marcelo Néri. Embora esse seja um estado bem desenvolvido em vários quesitos, o acesso a esgoto tratado é de apenas 15% da população.

Dos 50 municípios brasileiros com maior taxa de acesso, 44 estão em São Paulo e as dez cidades com maior acesso a esgoto também são paulistas, começando por São Caetano do Sul, informou Néri. “Então, São Paulo é o estado que tem mais acesso”.

As informações são da Agência Brasil. (Redação – InvestNews)

SÃO PAULO, 27 de novembro de 2007 – O município paulista de São Caetano do Sul é o que apresenta melhor nível de acesso da população a esgotamento sanitário, revela estudo feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Trata Brasil. O índice é de 98,64% nessa cidade. Segundo o coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV, Marcelo Néri, não por coincidência São Caetano do Sul é o município com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.